Início / informativo / O Museu de Antigamente


O Museu de Antigamente

Os irmãos Adilson e Mario Motta, naturais de Meleiro, construíram uma linda história de sonhos, muito trabalho e realizações. Nascidos e criados na lavoura, sempre almejaram mudar de vida, porém deixar as raízes para trás era uma escolha difícil.

Foi em uma festividade em sua cidade que tiveram a ideia: atender o público mantendo a tradição do boi, produzindo caldo de cana em um engenho com tração animal. Em 1990, montaram seu negócio na Praia do Arroio do Silva e em 1996 vieram para a cidade de Paulo Lopes. Desde então, o Engenho Lanches passou por inúmeras reformas e melhorias, tornando-se um imenso parador com diversos ambientes.

Hoje, quem trafega pela rodovia BR-101 na altura da cidade de Paulo Lopes, tem a oportunidade de descansar e curtir a natureza na companhia de uma refeição saborosa e caseira.  Na área externa, Carpas, Tilápias, Cascudos e Pintados nadam em um açude, podendo ser alimentados do alto de uma ponte.

Agora, os irmãos trazem novidades aos seus clientes: um museu destinado a contar a história do Engenho Lanches: fotos, móveis, utensílios e até mesmo o engenho que deu início a esta história de empreendedorismo familiar. “Para nós, o significado deste museu é muito grande. Da roça nosso pai tirou nosso sustento e nossa educação. Vemos nisso uma oportunidade de mostrar às pessoas como era antigamente”.

Um espaço para animais também está em construção, onde os visitantes poderão ver de perto animais que na roça são muito comuns: perus, galinhas, patos, bois, cavalos... “Pra gente que se criou na roça, é normal. Mas muita gente não conhece, não tem contato”, destaca Mário, que ainda lembra que o engenho não conta mais com tração animal: os bois agora reinam absolutos em uma ampla área verde, com vista panorâmica do engenho.

Com emoção nas palavras, Mario Mota fala da experiência de estar montando um espaço dedicado à história da família: “A satisfação maior é quando as pessoas de mais idade chegam aqui e nos contam como era a vida delas, se identificam e trazem pra gente suas histórias de vida. Aí a gente acha que está no caminho certo”.

(texto escrito por Thayse Vasconcelos e publicado na Revista Vip Verão 2017/ Edição 13)




ENGENHO LANCHES
Rod. BR 101 | Km 266 | Penha | Paulo Lopes
CEP 88490-000 | Santa Catarina | Brasil



ENGENHO LANCHES
Rod. BR 101 | Km 266 | Penha | Paulo Lopes
CEP 88490-000 | Santa Catarina | Brasil



48 3253-0455
contato@engenholanches.com.br

2017 © by PRÓEMI.studio